Blog do Emanuel Mattos

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Eternamente Cazuza

Foto publicada na Folha de S.Paulo, 1987
Chocante lembrar que morreu com apenas 32 anos.

Acordei pensando na falta que ele faz hoje nesse país mergulhado em escândalos, iniciados assim que a democracia foi reinstalada depois da ditadura militar.

Ariano de 4/4/1958, ganhou do pai, João Araújo, o apelido de Cazuza, um vespídeo solitário de ferroada dolorosa. E teve o apoio fiel da mãe Lucinha no período de extravagâncias e criatividade intensa até ser uma das primeiras vítimas famosas da Aids que o matou em 7/7/1990 quando ainda não havia o coquetel salvador.

Uma geração depois seus versos permanecem atuais.

“Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro"
Crítico em "Brasil":
"Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim”
Cáustico em "Ideologia":
“Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas.”
Irônico em "Burguesia":
“As pessoas vão ver que estão sendo roubadas
Vai haver uma revolução
Ao contrário da de 64
Vamos pegar o dinheiro roubado da burguesia.”
O Brasil era presidido por Sarney, apoiado pelo PDS/PFL/PMDB. E o PT pregava moralidade.
Àquela altura Cazuza já constatava:
"Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder."
Uma geração depois, o petista Lula governa com a coligação PP(ex-PDS)/PMDB/ e PTB, entre outros.
Tudo antevisto por Cazuza:
"Os meus sonhos foram vendidos
Tão barato que eu nem acredito"
Cazuza morreu sem saber o quanto foi profético.
“Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades.”
Pena não haver na atualidade alguém com tal lucidez.

No filme, Cazuza reflete sua agonia frente à doença fatal:

“Os ignorantes são mais felizes
Eles não sabem quando vão morrer.
Eu não.
Eu sei que tenho um encontro marcado.
As pessoas esquecem o que precisam fazer
Eu não posso me dar esse luxo!
Faço tudo caber nos meus próximos poucos dias.
Todas as idéias que eu teria, as pessoas que eu conheceria, o que eu ainda fosse cantar.
Estou grávido, mas não posso esperar.
O tempo não pára e a gente ainda passa correndo.
Eu fiquei aqui, tentando agarrar o que eu puder.
Ando fraco.
Tenho um mundo ao redor que a gente nem percebe.
Tô ficando magro e pequeno para as minhas roupas.
Sinto que estou reunindo as minhas coisinhas, me concentrando.
Se eu pudesse guardava tudo numa garrafa e bebia de uma vez.
Penso no que vai ficar de mim.
Eu só sei insistir.”

E o poeta dá seu sensível recado final:

“O amor é o ridículo da vida.
A gente procura nele uma pureza impossível,
Uma pureza que está sempre se pondo, indo embora.
A vida veio e me levou com ela.
Sorte é se abandonar essa vaga idéia de paraíso que nos persegue.
Bonita e breve,
Como borboletas que só vivem 24 horas.
Morrer não dói.”

Por tudo, enfim, é emocionante relembrar Cazuza.

Marcadores: , , ,

6 Comentários:

  • Li seu comentário no Coletiva.net. Sou fã de Cazuza. Ele faz muita falta nos dias atuais, com suas palavras doces e ao mesmo tempo ácidas.

    Por Blogger Patrícia Lima, Às 13 de dezembro de 2007 às 09:24  

  • 12/12/2007

    Morrer não dói

    "Grande Emanuel: Adoro o Cazuza e revi o filme umas três vezes. Claro que tenho todos os CDs e sim LPs (gente, isto é disco de vinil, que mico) do Cazuza. E lamento imensamente a sua morte naquela manhã de sábado de 7 de julho.Tinha muito sol. Meus sobrinhos (na época pequenos) dormiam lá em casa e o meu companheiro de então havia viajado para sua cidade natal. Desde aquele dia, chove muito na MPB. Mas acho que o poeta está vivo, foi ao inferno e voltou. Porque qualquer música dele se encaixa em todas as ocasiões de qualquer momento da nossa vida. Lamento imensamente que "meus heróis morreram de overdose" (sinto muito quem não gostou....) de drogas ou de vida (Cazuza, Cássia, Renato Russo....). Mas, pelo menos, viveram EXAGERADAMENTE. E agradeço tudo o que as músicas do Cazuza ainda me ensinam...Acho que vc foi muito feliz na escolha das transcrições e amei, especialmente esta, "bonita e breve, como borboletas que só vivem 24 horas. morrer não dói”. O que mais dói hoje em dia é a hipocrisia. Vale a pena ler o livro de depoimentos da Lucinha, mãe do Caju, "Só as mães são felizes". bjs da tua fã."

    Márcia Fernanda Peçanha Martins - Porto Alegre/RS/Brasil

    (Comentário postado no Coletiva.net, onde esse post também foi publicado)

    Por Anonymous Anônimo, Às 21 de dezembro de 2007 às 19:40  

  • Amigo, sou um grande fã do Cazuza, e há algum tempo venho fazendo um estudo (embora amador) de sua obra e vida. Recentemente escrevi um artigo avaliando Ideologia e toda a genialidade e contundência do poeta nesta grande música. Adorei o seu artigo, bastante fiel às letras de Cazuza. Tenho um blog também (CRÔNICA DE UM GRANDE MENTECAPTO), e se não achar inconveniente, estarei postando seu artigo, com referência ao endereço do seu Blog e seu nome, e farei um breve comentário sobre seu artigo. Qualquer coisa, entre em contato comigo pelo meu Blog: http://obommentecapto.uniblog.com.br/
    Grande abraço! E parabéns mais uma vez.

    Por Anonymous Anônimo, Às 30 de dezembro de 2007 às 18:06  

  • Emanuel, muito obrigado pela sua visita ao meu blog. Fico muito honrado com isso. Eu o criei ontem, e não penso em parar por enquanto não. Vou seguir o seu conselho. Gostaria sempre de manter contato contigo, pois o senhor é mais experiente que eu, pois só tenho 18 anos. E trocar informações e críticas com o senhor seria de grande experiência para mim. Espero que tenha tido uma boa opinião sobre os outros textos do meu blog.
    Espero seus contatos pelo meu email: rangelsrn@bol.com . Grande abraço.
    E feliz ano novo!!!

    Por Anonymous Anônimo, Às 30 de dezembro de 2007 às 20:13  

  • PoW amei o seu blog
    ADOro Cazuza Tbm

    sou super fã e adorei a sua homenagem

    Por Anonymous Anônimo, Às 28 de janeiro de 2008 às 23:16  

  • olha gostei muito d seus comentarios sobre Cazuza.. sou fa dele e infelizment o dia de hj era pra ser feliz pois é meu niver jah deveria ter me acostumado +ainda me sinto abalada quando sei q meu amor se foi....
    abraços....

    TTTTe amo Cazuza....

    Por Blogger Unknown, Às 7 de julho de 2009 às 19:10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial